Já ouviu falar do Bolo Lunar?

101006836-mooncakes.530x298

Oi oi gente!!

Já ouviu falar do Bolo Lunar? Bom, eu na minha ignorância não tinha… hahahahaha. Até que viajei para Singapura, um pequeno país onde mais de 70% de sua população é chinesa. Então não fui pra China, mas tive um contato muito interessante com os chineses de lá.

map_of_singapore

O bolo lunar tem papel fundamental na tradição chinesa. A cultura de se sentar com a família para observar a lua e comer este docinho eh algo que já esta enraizado nesse povo.

east-a31-281460

As receitas desse bolo tem mudado muito, para tentar adaptar aos novos tempos, mas as pessoas nunca abandonam a receita original, que foi criada há mais de dois mil anos.

takashimaya-mid-autumn-festival-2014-ft

O bolo durante o mês de setembro e novembro se multiplica pelas lojas da China, e em vários outros países asiáticos onde a cultura chinesa é bem forte, porque também teve um papel importante na historia de uma importante revolução chinesa. Era da dinastia Yang (1200 a.C. – 1368 a.C.) e os mongóis, que se tinham estabelecido desde a dinastia Yuan, se tornaram muito opressivos. O povo chinês usou sua inteligencia e sua cultura de comer bolos lunares, algo que a comunidade invasora não fazia, e planejou uma revolta. Os líderes do plano distribuíram estes bolos enquanto se celebrava a longevidade do imperador. Mas, no seu interior, os bolos tinham mensagens secretas que convocavam a população para um golpe político no décimo quinto dia da oitava lua, data em que acontece o festival do Bolo Lunar. A rebelião foi um sucesso e os bolos lunares passaram a ser uma tradição nacional da China.

1_2_2_4-4-moon-cake_03

Uma característica em comum com todos os tipos de bolos lunares é que, para serem considerados de qualidade, devem ter uma crosta o mais leve e fina possível. Os recheios são misturados e a massa não pode ficar muito doce ou seca. Caso contrário, é considerado um bolo ruim. O interior de ovo também deve ter uma pitada de óleo e tem que parecer dourado e reluzente. Um tesouro!!
moon cake_11107
O bolo tradicional é doce e o recheio é muito denso e de difícil digestão. Por isso, as pessoas costumam comer os bolinhos bebendo chá, que ajuda a digerir o óleo. Os bolos doces devem ser acompanhados por chá verde e os salgados por chá Oolong. ❤
moon_cake_and_tea-2560x1600
Eu comi o meu hoje de cafe da manha antes de ir correr!! hehehehehe
11791825_377302552479286_1033578341_n 11787309_377302549145953_223931969_n
Confirmo que eh realmente muuuuito gosto. E muuuuito pesado… uhuahuahauhauahuahuahauhaParece que engoli uma pedra XD Acho que vou me sentir cheia por muito tempo…
 Parece que engoli uma pedra XD Acho que vou me sentir cheia por muito tempo…
Abaixo, um vídeo mostrando um pouquinho do processo milenar da confecção dos bolos lunares:
O que acharam? Conheciam o bolinho? E a historia? Contem pra mim nos comentários!!
Suuuper beijos ❤
Advertisements

One thought on “Já ouviu falar do Bolo Lunar?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s